domingo, 2 de abril de 2017

COMO PRODUZIR VIDRADOS CERÂMICOS- OFICINA DIA 22.04.2017

PRIMEIRA PARTE - BUSCA DO VIDRADO
MÉTODO TRIAXIAL

No dia 22 de abril,  estou promovendo uma oficina Técnica de Vidrados Cerâmicos. Trata-se de pesquisa de Vidrado pelo método Triaxial. É uma oficina em duas etapas. A primeira parte é a deste chamamento. A segunda parte será para refinar o trabalho da primeira e aperfeiçoar o resultado com adição de pigmentos naturais, para colorir, com data a ser definida.  
É uma pesquisa com método científico, porém maceteado, fácil de entender e  executar. Com uma bateria de testes, bem definidos, com os componentes básicos que se pretende usar  como matérias primas, obtêm-se o resultado. As matérias primas podem ser feldspatos, sílica, talco, caulim, etc. SÃO MATERIAIS NÃO TÓXICOS!
Usam-se 3 componentes de matéria prima, muito mais baratos do que os vidrados prontos que se encontram no mercado. Tem ainda a grande vantagem de ser uma pesquisa individual, com resultados únicos para cada pessoa que começa a fazer suas pesquisas.
OBJETIVO:
Dar independência ao ceramista para nortear suas pesquisas. É um método! Permite que se conheçam os materiais usados normalmente nas composições de vidrados, em quais proporções que vão funcionar. Dar  confiança de que se está no caminho certo e mostrar um leque de possibilidades futuras.
COMO VAI ACONTECER:
Tem início às 9 horas da manhã. Todos os participantes vão receber a parte teórica pelo e-mail, após a confirmação do nome para a oficina, com 12 pessoas, no máximo.  Deverão trazer impressa a aula, para acompanhamento. Serão preparadas as soluções e passadas nos suportes -placas testes. Posteriormente  serão queimadas aqui no ateliê. Cada aluno que quiser levar os resultados para casa, deverá trazer as placas teste. Caso não traga, levará sua pesquisa em pedaços de cerâmica biscoitada, que, também, é viável. A análise dos resultados será feita na segunda parte da pesquisa, na segunda oficina, quando serão efetuadas as correções e uso de pigmentos nos resultados eleitos.
ALMOÇO E CAFÉ DA TARDE:
Ficará ao cargo do Terra Brasil Café e sua deliciosa  Gastronomia Natural.
CUSTO:
O custo por oficina é de R$ 200,00, por pessoa, tudo incluído!
GARANTIA DE VAGA:
A inscrição deverá ser feita por e-mail e confirmada com o depósito do valor da oficina.

Ateliê Narciso Ceramista
Gilberto P. Narciso
gpnarciso@hotmail.com



Nenhum comentário: